depois fomos fazer crescer as sementes de girassol, feijão e alpista em meios diferentes: papel de cozinha molhado com as sementes e colocado dentro de micas; em algodão molhado dentro de copos de iogurte e na terra...
O objetivo é observar em que meio se desenvolvem e em qual deles mais rapidamente germinam
passados dois dias, observámos que as sementes de girassol incharam, largaram a pele envolvente e o embrião apareceu...logo depois foi o feijão tanto no papel absorvente como no algodão...na terra está tudo mais demorado...as sementinhas ainda estão com muito sono.
Esta semana fomos fazer uma visita de estudo ao Espaço Fortuna, local de artesanato e olaria. Aprendemos como se fazem as peças em barro, como são vidradas e como ficam depois de irem ao forno a altas temperaturas. Cada um de nós pintou um azulejo que será nosso quando for ao forno e estiver cozido. Comprámos barro e fomos oleiros por um dia...
oleiros...
dois dias depois...
quatro dias depois...gostamos de observar este processo da germinação...
e como a Páscoa se aproxima a passos largos, começámos a fazer os coelhinhos que levarão as amêndoas e ovinhos de chocolate para as nossas casas.
muitos "tesouros" têm ido para a nossa sala, para o espaço da natureza, pedras, paus, bichinhos fazem parte desse tesouro que os meninos vão apanhando durante os recreios...aqui está o D. a apreciar a girafinha que construímos com os pauzinhos que ele apanhou. o R. é também um menino muito interessado e curioso. Aqui está ele a fazer as suas descobertas e observações com a lupa.
Sem comentários:
Enviar um comentário