domingo, 23 de novembro de 2014

As nossas escolhas...

 
Muitas vezes acontece termos de fazer escolhas...esta semana aconteceu pudermos escolher pintar ou não as peças de barro que regressaram depois de terem sido cozidas no forno... alguns dos meninos quiseram levar para casa sem as pintarem, mas no dia seguinte voltaram com outra ideia... a maior parte escolheu dar-lhes cor.
Nada tem de extraordinário esta situação pintar ou não pintar, não fosse o objetivo deste post, lembrar que as crianças têm direito à participação e a fazer escolhas na vida do jardim de infância e não só a opinião da criança significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.
No passado dia 20 passou mais um aniversário sobre a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança, deixamos aqui a nossa chamada de atenção pelo respeito que as crianças nos merecem...
 http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101111

As crianças têm direitos
Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adoptaram por unanimidade
a
Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.

A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais; quando ratificada, representa um vínculo juridíco para os Estados que a ela aderem, os quais devem adequar as normas de Direito interno às da Convenção, para a promoção e protecção eficaz dos direitos e Liberdades nela consagrados.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário