domingo, 26 de março de 2017

A primavera chegou... e muito mais

Recebemos a Primavera no dia 20 à hora marcada...já tínhamos saudades dela: do sol, dos rebentos das árvores, das flores que dão cor aos jardins e aos campos à nossa volta, do canto dos passarinhos...
Demos-lhe as boas vindas ouvindo  "Primavera" das Quatro Estações de Vivaldi ...dançámos e registámos graficamente o som.

video


Estamos a acompanhar o crescimento dos nossos bichinhos da seda...e com que rapidez eles crescem.
usámos a lupa para "ver melhor as coisas muito pequeninas"

 Observámos que as folhas de amoreira que os bichinhos comem ficam "rendilhadas" e como era muita a confusão com as palavras renda e renas e como não sabemos o que são rendas e crochet, a nossa professora mostrou-nos o que são rendas e como se fazem e a agulha que se utiliza.
 Aproveitámos a lupa para observar muitas outras coisas...

Vimos as flores que crescem no campo ao lado da nossa escola...e brincámos com a areia que é tão bom...


sentimos as folhas dos catos...estas são fofinhas!
A propósito do Dia da àrvore, colocámos o caroço do abacate na água e estamos à espera para ver o que vai acontecer...
Os nossos desenhos representam cada vez melhor as estórias que ouvimos...
 



 
 Abraçámos as nossas árvores que já têm os seus rebentos e lá para os dias de maior calor, nos hão-de dar a sua sombra.



Neste dia festejámos o aniversário da  Cristina e cantámos os parabéns!

 Também foi o Dia da Poesia ...lemos poemas e até fizemos algumas quadras...



 Aprendemos a fazer a dobragem da tulipa...
Na quinta-feira recebemos a professora Lídia que nos veio contar mais uma estória, desta vez foi a  "Os Ovos Misteriosos"...para completar a estória, fez um concurso de perguntas em que nós teríamos de escolher a hipótese verdadeira e como estivemos muito atentos, conseguimos acertá-las todas, mas também pintámos uns ovos, quase antecipando a Páscoa...


A nossa amiga Madalena, mãe da M. R. fez uns bolinhos muito deliciosos que trouxe para todos, obrigada. A M. R. vinha muito orgulhosa e sabia a receita toda...


 A semana está quase a terminar...é sexta-feira e o dia não está muito bonito...as nuvens estão cinzentas...ainda não está a chover lá fora mas, não falta muito... e nós vamos antecipar a sua chegada, vamos fazer chover, ou seja, vamos fazer uma experiência que vimos no Bloguefólio e quisemos experimentar.
Como não encontrámos corante alimentar azul, fizemos com tinta da mesma cor e o resultado esteve muito próximo...nós achámos muito interessante e estivemos muito atentos.
Utilizámos o aquário, água, espuma de barbear e tinta azul... ficou assim..





  


Este post já vai longo e ainda teríamos muitas coisas para mostrar...nem tudo o que se passa Aqui é assim lindo, com resultados positivos...por vezes existem birras, comportamentos que não são os mais adequados referimo-nos especialmente ao que acontece nas atividades durante o prolongamento que deixam os professores das mesmas frustrados considerando um tempo perdido uma vez que algumas das crianças que as frequentam não colaboram e ao contrário não se interessam por elas.
Solicitamos por isto aos pais que nos ajudem nesta nossa missão de ser educadores e colaboradores no desenvolvimento, crescimento e formação dos seus filhos, lembrando que há um saber estar e respeito que devem aos professores e aos adultos que os acompanham até ao final de cada dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário