sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Semana da Alimentação


Dedicámos muito dos tempos desta semana a falar de alimentação...saudável e de alimentos que não nos fazem tanta falta... são aqueles que hoje, com a ajuda da higienista Sónia, percebemos que não fazem nada bem aos nossos dentes, como pastilhas, rebuçados, gomas, caramelos e chupa-chupas e mais alguns líquidos que têm muito açúcar.
Começámos a semana a fazer alguns jogos, reconhecendo alimentos variados como deve ser a nossa alimentação...
a nossa roda de alimentos foi construída com a nossa participação, ou seja, para os alimentos que devemos comer em maior quantidade, assim seria o nº de meninos, por exemplo, no lugar correspondente às frutas tínhamos 3 meninos, assim como para os legumes, para as massas, batatas e outros alimentos correspondiam 2 meninos e para os doces correspondia um menino. Desta forma construímos um gráfico e percebemos muito bem como podemos ter uma alimentação saudável.

 
 
 ... tivemos direito de escolher o que queríamos comer ao pequeno almoço, almoço, lanche e jantar... fazendo a nossa ementa.
 
                                               

 No Dia Mundial da Alimentação escolhemos confecionar uma salada de frutas ...

  grande conversa se fez à volta desta situação: nomes de frutos; formas, tamanho, cores, quais se podem comer com casca e os que não...tudo foi muito bem explorado até que chegou o momento de fazer correspondências uma taça para cada menino. 

 
Para finalizar o tema e a semana, recebemos a Higienista Sónia do Centro de Saúde que veio ver os nossos dentinhos ajudando-nos a perceber melhor o que é isto da saúde e higiene oral.
E foi assim que vivemos esta semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário