sexta-feira, 1 de abril de 2011

Histórias com música, imagens e matemática...

Um flanelógrafo velhinho, velhinho...construído durante o curso na Escola Maria Ulrich, há umas três dezenas de anos...mas afinal um recurso tão actual, como este

com produções como estas...


tudo isto para mostrar como se pode construir uma história a partir de uma canção e imagens que vão aparecendo uma após outra ficando assim um quadro montado, e que no dia seguinte quando se faz o reconto da história, propomos desafios matemáticos com estas mesmas imagens,
assim:

o chão e o giz são recursos, a linguagem e o raciocínio lógico-matemático fazem o resto
- o conjunto das borboletas - o conjunto dos passarinhos; do sol
- das abelhas; das flores e do gafanhoto - agora o conjunto dos animais que voam
mas uns são aves e outros insectos e têm características físicas diferentes então temos de os diferenciar

depois quisemos verificar se os feijões também crescem no algodão ou se é só na terra que se desenvolvem, vamos experimentar...

hoje estão assim...

e a nossa sementeira tinha hoje este aspecto...

a par destes, outros projectos foram tomando forma estes meninos constroem o comboio dos dinossauros, uma ideia do Mateus e do Vitor...
na expressão plástica, fizemos a pintura simétrica para construirmos as borboletas.


1 comentário:

  1. Gostei muito desta postagem, é um bom exemplo da importância das pequenas-grandes coisas que se fazem no dia a dia e do impacto positivo que podem ter no desenvolvimento das crianças.
    Bom trabalho se faz "por aqui", parabéns!

    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar