domingo, 30 de novembro de 2014

Falemos de Natal...

Começámos cedo a falar do Natal, os tempos são marcados pelos mais pequenos que trazem para dentro do nosso espaço comum e diário, temas urgentes para partilhar...
Falámos das representações que temos do Natal, muitos falam dos presentes mas o Natal é muito mais do que isso essa é a mensagem que tentamos passar...sermos amigos, pensar nos outros e sermos solidários.
Falámos do Presépio e conhecemos a estória do Menino Jesus. Decidimos o que fazer de prendinha para levar para casa, e aceitámos todos manter o segredo...será que conseguimos? Entretanto vamos conhecendo estórias de Natal e desenvolvendo tarefas relacionadas com o tema como estas...
Construção do Pai Natal com figuras geométricas...
Pintar o Natal...
 
                                                  modelar o Natal em plasticina...
 E esta semana fizemos a nossa primeira saída deste ano ...fomos ao Cine Teatro S. João assistir ao espétaculo "Pés Perlim Pim..." pela DançArte e integrado na Semana da Dança de Palmela.
Dança para ver e pensar...

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Como um "jardim"...

Ao chegar à escola encontrámos este lindo tapete de folhas coloridas numa mistura de tons que só a natureza sabe pintar...
Viemos ao encontro deste "jardim" e brincámos, brincámos muito provocando uma chuva de folhas fresquinhas tocadas pelo orvalho da manhã e que dançavam até caírem no chão.
Divertimo-nos muito, rimos felizes e atirámos folhas uns aos outros apreciando a beleza destas árvores que muito em breve estarão completamente despidas das suas folhas que agora, tanto nos têm inspirado.











domingo, 23 de novembro de 2014

Expressões...

Os fantoches são um bom suporte para contar estórias e por detrás do fantocheiro muitas vezes surpreendemos quem nos ouve...


Existem várias formas de aprendermos a conhecer as cores...temos procurado implementar algumas estratégias para quem ainda não as conhece.
Escolhemos uma sessão de movimento para "brincar" com folhas e identificarmos as cores através do movimento...








As nossas escolhas...

 
Muitas vezes acontece termos de fazer escolhas...esta semana aconteceu pudermos escolher pintar ou não as peças de barro que regressaram depois de terem sido cozidas no forno... alguns dos meninos quiseram levar para casa sem as pintarem, mas no dia seguinte voltaram com outra ideia... a maior parte escolheu dar-lhes cor.
Nada tem de extraordinário esta situação pintar ou não pintar, não fosse o objetivo deste post, lembrar que as crianças têm direito à participação e a fazer escolhas na vida do jardim de infância e não só a opinião da criança significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.
No passado dia 20 passou mais um aniversário sobre a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança, deixamos aqui a nossa chamada de atenção pelo respeito que as crianças nos merecem...
 http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101111

As crianças têm direitos
Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adoptaram por unanimidade
a
Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.

A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais; quando ratificada, representa um vínculo juridíco para os Estados que a ela aderem, os quais devem adequar as normas de Direito interno às da Convenção, para a promoção e protecção eficaz dos direitos e Liberdades nela consagrados.




 

domingo, 16 de novembro de 2014

Semana das castanhas e não só...

Esta que passou foi dedicada às castanhas, Marias e não só, às batatas doces e frutos secos ... ou não tivesse sido o Dia de S. Martinho com a tradicional lenda e por alguns momentos, poucos,  o verão que lhe está associado porque a chuva, este ano, também não quis perder o seu lugar à mesa, no Magusto...
o ramo do castanheiro, ouriço e castanha
 
as castanhas e a matemática

provamos a castanha crua...

 

 desafio às famílias...enfeitar uma castanha...
 
exposição das castanhas vindas de casa

 a Matilde trouxe de casa a canção do bom dia "escrita" no computador...foi a sua vez de cantar o bom dia aos amigos...
 a Lenda do S. Martinho...
 o magusto...
 a visita do GUI à escola...



 o teatro pelos meninos ...e a negociação pelo desempenho das personagens...

 

 a maria castanha com filtros de café e a experiência do filtro molhado com cor...
                                           confeção do bolo de batata doce

 

 

                                                     o registo da receita